3 dicas para desenvolver a inteligência emocional no Ensino Fundamental
Acolher, verbalizar e refletir são as três principais dicas para desenvolver a inteligência emocional no ensino fundamental.
Saber como agir corretamente em diferentes situações não se aprende da noite para o dia. Este aprendizado é constante e deve começar ainda na escola. Na etapa do ensino fundamental o foco é levar as crianças e pré-adolescentes a refletir sobre suas atitudes e entender quais reações e posicionamentos são corretos para o convívio pacífico em sociedade. De acordo com a Sônia Campelo, coordenadora pedagógica do Alfa Rede de Ensino, três dicas principais podem ajudar na construção deste saber:
- Acolhimento;
- Verbalização;
- Reflexão ou debate.
Estas dicas podem ser pensadas como etapas, que podem ocorrer de maneira simultânea dependendo da situação, dentro ou fora do contexto escolar.
Acolhimento
Quando o aluno, por exemplo, expressa um sentimento, especialmente se for negativo, a primeira etapa a ser desenvolvida é o acolhimento. Acolher é ter empatia pela criança, se colocar no lugar dela e compreender seus sentimentos. No momento em que a criança está fazendo uma birra é importante fazer a sua contenção – para evitar que ela se jogue no chão, por exemplo, ela deve ser segurada com firmeza e abraçada. Desta forma ela se sentirá acolhida e aquele turbilhão de sensações vai se acalmar aos poucos. Ela vai conseguir respirar e pensar racionalmente.
Verbalização
Depois do acolhimento, quando a criança já se acalmou, é hora de verbalizar o que aconteceu para que ela identifique o que sentiu. “Temos que falar para ela que está sentindo isso ou aquilo porque aconteceu determinada coisa. A abertura para o diálogo faz com que ela se sinta confortável para também verbalizar o que se passa dentro dela. Mesmo em situações felizes é essencial relacionar o sentimento com a situação. Você está feliz porque foi bem na prova e isso é resultado do tempo que você estudou e se preparou para este teste”, exemplifica a educadora.

Reflexão ou debate
A última etapa é a reflexão ou o debate. A analise crítica da situação deve ser feita com o propósito de buscar a atitude mais correta para ter em outro momento. Em algumas situações, não é necessário agir diferente, mas viver o sentimento e não negá-lo. “Se o cachorro morreu e a criança está triste, ela pode chorar, não precisa fazer diferente. Mas há casos em que a atitude deve ser mudada para melhor. No Alfa nós realizamos fóruns com os alunos. Criamos situações de julgamento, montamos um tribunal e dividimos os grupos entre a turma que defende um comportamento e outra que acusa. Jogos de debate, redações e outras atividades também contribuem para este aprendizado”, conta a pedagoga.
A reflexão individual ou em grupo é importante para identificar qual comportamento mais correto, se seria possível agir de maneira diferente, quais as consequências de determinada atitude em relação aos outros envolvidos e se fez bem ou mal para as outras pessoas. “O objetivo é entender o outro. E inteligência emocional só se ensina fazendo. O exemplo é fundamental, pois não adianta eu falar sobre boas atitudes e não praticá-las. Ainda é preciso ressaltar que errar é uma oportunidade de crescimento e conversar sobre isso promove o entendimento do erro cometido, seus efeitos e de como consertá-lo”, acrescenta Sônia.