Escola pode ajudar a superar desafios na transição da infância para a adolescência
Acolhimento e promoção da autonomia são essenciais nessa fase
A transição da infância para a adolescência é cheia de desafios, especialmente no ambiente escolar. Para Sônia Campelo, coordenadora pedagógica do Alfa Rede de Ensino, o papel da escola é auxiliar nessa fase por meio do acolhimento e do incentivo à autonomia. “Acolher deve ser uma premissa em todas as etapas, porém a forma como isso acontece muda de acordo com a faixa etária e as necessidades inerentes a cada idade”, explica.
Nesse período de mudança, é preciso se atentar à necessidade de certo equilíbrio para que a criança não fique muito dependente e, ao mesmo tempo, evitar cobranças que vão além das suas habilidades. “É um desafio para o adulto lembrar que elas ainda precisam de acolhimento. Por isso, orientamos todos os professores a manter esse posicionamento”, destaca Sônia.
A pedagoga aponta que é essencial mostrar à criança que ela é capaz e incentivar comportamentos de independência e protagonismo. É preciso fazer exigências e supervisionar o que está sendo feito por ela. Dentro do contexto da autonomia, a lição de casa se mostra uma ferramenta importante para auxiliar no amadurecimento e no desenvolvimento de hábitos que farão a diferença no futuro.
“O estudante deve fazer a tarefa dentro da escola e também a lição de casa. É importante que os pais entendam que eles devem fazer o acompanhamento desse momento, mas não devem interferir na realização das atividades”, observa a pedagoga.
Sônia aponta que existem três momentos de aprendizagem:
– Compreensão do conteúdo dado em sala de aula.
– Treinamento do que foi apresentado na escola (só é possível chegar ao resultado de uma fórmula matemática, por exemplo, realizando o exercício).
– Sono e descanso (primordiais para a consolidação da memória permanente).
A lição de casa se encaixa no segundo momento e, por isso, serve para exercitar o que foi aprendido com o professor em aula. Outros objetivos da tarefa escolar são desenvolver a responsabilidade e a disciplina relacionada ao hábito de estudar.
Alunos que desde cedo têm o hábito de estudar e fazer a lição de casa têm mais facilidade em períodos mais intensos de estudo, como a época do vestibular. “Isso é fundamental para toda a vida. É preciso se habituar a estudar e cumprir suas tarefas dentro dos prazos exigidos desde pequeno”, esclarece.
O tempo de lição de casa começa pequeno e aos poucos e vai aumentando. Sônia lembra que os pais devem garantir um ambiente de estudo adequado. “Tarefa não deve ser feita em ambientes com televisão, videogame, computador e som. Além disso, o material adequado faz diferença. Lápis bem apontado, livros, revistas e tudo o que for necessário para realizar a lição”, acrescenta.
O incentivo que começa nos primeiros anos do Fundamental 1 deve dar resultados no quinto ou no sexto ano. Nessa fase, o pré-adolescente precisa ter autonomia, horários mais rígidos e lidar com situações diferentes, como professores específicos para cada disciplina e menos suporte para realizar as atividades sozinho. “A transição para autonomia e para o protagonismo é importante nos mínimos detalhes, e a tarefa de casa é um ponto que deve ser trabalhado”, finaliza.