Rede Alfa oferece proposta pedagógica diferenciada para o Fundamental 1
Acolhimento, interdisciplinaridade e aulas específicas para projetos são alguns dos pontos que contribuem para excelência no ensino
A proposta pedagógica de qualquer escola deve seguir os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, mais do que satisfazer o que é exigido por lei, as instituições de ensino precisam trabalhar de forma interdisciplinar, principalmente na primeira fase do ensino fundamental. Sônia Campelo, coordenadora pedagógica do Alfa Rede de Ensino, explica que este planejamento deve contemplar todos os momentos do aluno na escola e a interdisciplinaridade deve ser trabalhada de formas variadas.
Na rede de ensino Alfa, existe um planejamento antes da recepção ao aluno em cada aula. O acolhimento é programado diariamente pela equipe de professores. Este momento pode durar cinco, dez ou até 15 minutos e emendar com a próxima atividade. Existem diversas formas de aproveitar este início de aula. “A professora pode pedir que a cada dia um aluno traga um objeto de casa, por exemplo. Em cima desse objeto ela vai trabalhar a linguagem”, relata, complementado que ao expor o que escolheu, a criança vai expor aos colegas a história do que trouxe. Por que o aluno fez a escolha do objeto, qual a importância dele na casa, de quem é, para que serve são alguns dos questionamentos. “Pode ser um vaso que era da avó, que já faleceu e era mãe da mãe. Essa é apenas uma possibilidade de fazer o acolhimento e trabalhar várias disciplinas ao mesmo tempo. O acolhimento está no nosso DNA, por isso é um diferencial do Alfa”, conta Sônia.
As aulas específicas para projetos, que abordam temas como cidadania, mobilidade global, habilidades socioemocionais e excelência acadêmica, pilares da Rede Alfa, também são pautadas pela interdisciplinaridade. O Laboratório Inteligência de Vida (LIV) é um dos projetos trabalhados nesse sentido. O aluno é estimulado a desenvolver o pensamento crítico, refletir, debater, escutar, questionar e investigar diferentes assuntos. “Outros pontos importantes da nossa proposta pedagógica são as aulas práticas, inclusive com aulas realizadas em laboratório em algumas unidades, e atividades esportivas e culturais como futebol, vôlei, kung fu, judô, teatro, dança e coral”, afirma.

O trabalho interdisciplinar também pode ser feito nos instrumentos avaliativos. No Alfa, existem duas ferramentas utilizadas para acompanhar o desempenho dos alunos.
A primeira é a prova convencional sobre o conteúdo de um determinado módulo, na qual o aluno deve estudar e responder a 10 questões. Na segunda, o professor combina duas matérias ou mais para avaliar se o aluno é capaz de fazer uma análise crítica e interpretar o texto. “É um diagnóstico que vai além da avaliação da informação por si só”, assegura.
Material de ensino atualizado para excelência acadêmica
O material escolar também deve estar de acordo com a proposta pedagógica da instituição. Por isso, no Alfa todo conteúdo é atualizado constantemente e a equipe pedagógica participa ativamente de sua construção com críticas, sugestões e palpites. “Isso é essencial no nosso sistema de ensino para promover a excelência acadêmica. Também temos o portal, com várias atividades, aulas e exercícios acessíveis aos alunos. Temos ainda a plataforma de games para desenvolver conteúdo informativo”, salienta Sônia. Todas essas ferramentas associadas fazem parte da metodologia da rede, que aproveita as estratégias mais adequadas de acordo com o perfil e expectativa dos alunos e os pilares da instituição para promover o aprendizado.
Na alfabetização, por exemplo, todo o conhecimento que a criança possui antes de entrar na escola é utilizado para organizar o conteúdo de forma natural na educação infantil. Na primeira etapa do ensino fundamental é feita a sistematização destas informações, por volta dos seis anos de idade. “A informação está bagunçada na cabeça da criança e nós vamos sistematizá-la, mostrar qual é o código da língua, como ele funciona e qual a sua estrutura. Este conteúdo é retomado várias vezes e a expectativa é que no segundo ano o aluno tenha condição de ler, escrever e interpretar um texto. Por isso a proposta pedagógica é tão importante, para termos uma direção a ser seguida”, conclui.