Saiba como o gosto pela leitura pode ser estimulado na educação infantil
Além de interpretar o código da língua, é necessário interpretar o texto. Estratégias como contação de histórias, leitura em conjunto e teatro ajudam neste aprendizado
A primeira infância, período entre zero e seis anos, é a melhor fase para o aprendizado de qualquer pessoa. É nos primeiros anos de vida que o cérebro tem seu maior potencial para absorver conhecimento. Por isso, estimular a leitura na educação infantil é fundamental.
Entre os benefícios de ler, estão:
– Compreensão de textos;
– Ampliação do vocabulário;
– Melhora da escrita e da verbalização;
A coordenadora pedagógica do Alfa Rede de Ensino, Sônia Campelo, explica que a alfabetização ocorre quando a criança faz a aquisição do código da língua. Isso pode acontecer de maneira espontânea ao visualizar outdoors, logomarcas, propagandas ou qualquer outro material com conteúdo escrito.
“Tudo ajuda a criança a absorver o código da língua. E é na educação infantil que o processo de alfabetização começa. Por meio de brincadeiras o gosto pela leitura é estimulado e nas próximas etapas do ensino é reforçado”, destaca.
Sônia esclarece que a alfabetização segue uma lógica, que pode ser dividida basicamente em três etapas:
– Conhecer o código da língua;
– Interpretar este código;
– Reforçar o aprendizado com o hábito da leitura.
Alfabetização x letramento
Uma criança é considerada alfabetizada quando ela é capaz de codificar e decodificar a escrita e os números. O aprendizado da leitura e da escrita é dinâmico – a criança aprende a ler e a escrever ao mesmo tempo.
O letramento é o próximo passo, quando o indivíduo desenvolve o domínio sobre a leitura e a escrita e é capaz de usar estes conhecimentos em diferentes situações e contextos sociais. A criança consegue ler e interpretar o texto, é capaz de entender uma notícia, uma receita ou escrever uma história, por exemplo.
“Não adianta juntar as letras, as palavras e não entender o significado do contexto. A gente começa com a alfabetização, proporcionando situações nas quais os alunos tenham contato com o código da língua. E para o letramento, usamos estratégias como a contação de histórias”, ressalta Sônia.
A coordenadora observa ainda que quanto maior a leitura das palavras, mais fácil fica para assimilar os significados – se for disponibilizada a ela uma palavra solta, a criança pode não saber definir exatamente, mas dentro da frase será possível entender o sentido. “Se a criança lê várias vezes que casa se escreve com S, não será necessário reforçar na aula este aprendizado. Da mesma forma, a compreensão das regras de gramática e de concordância é facilitada. Quem lê ‘eu vou’, não vai falar ‘eu vai’, porque estará acostumado com a linguagem adquirida por meio da leitura Portanto, ler é imprescindível para o aprendizado”, acrescenta.
Contar histórias ajuda a estimular a leitura
Uma das formas de estimular a leitura é por meio da contação de histórias, que pode acontecer na escola e em família. Ir a biblioteca regularmente e sempre levar livros para ler em casa é outra estratégia importante. Os pais devem ser exemplo e participar das atividades de leitura junto com a criança. Se ela já sabe ler, os responsáveis podem acompanhar e compartilhar este momento. Outra atividade que pode ajudar é o teatro. Ao fazer parte da história sendo um personagem, a criança desperta seu interesse por ler o que ela irá representar.

Então, vamos juntos estimular a leitura?