10 livros para você ler antes do ENEM 2020
Títulos ajudam a aumentar o repertório para elaborar a redação e compreender as questões da prova
Preparo nunca é demais quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste ano, a prova será aplicada em outubro para os estudantes que farão a avaliação digital e em novembro para quem fizer o teste impresso. O modelo de aplicação de conteúdo continuará o mesmo – 45 questões de cada disciplina. Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática são as áreas do conhecimento avaliadas, além da redação.
Os estudos devem contemplar mais do que as matérias regulares, e a leitura de livros sobre os mais variados assuntos é fundamental. Robert Thomas Georg Wurmli, professor e coordenador da disciplina de redação do Alfa Rede de Ensino, indica 10 títulos que você deve ler para aprimorar o conhecimento geral e ter mais repertório na hora de compreender as perguntas e elaborar a redação. Confira a lista:
Sociedade do Cansaço – Byung Chul Han
O filósofo coreano faz uma excelente análise sobre a pós-modernidade e a vida. “Este livro traz inúmeros intertextos à leitura, dialoga com Foucault e poderá servir a diversos temas de redação”, explica Robert.
O que é racismo estrutural? – Silvio Almeida
Escrito por Silvio Almeida, doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o livro ajuda a entender mazelas que ainda prejudicam a sociedade. “Mais que isso, o livro auxilia muito bem a entendermos o preconceito étnico como mais que a mera ação física de violência”, destaca Wurmli.
Cibercultura – Pierre Lévy
O ENEM, assim como muitas provas de vestibulares atuais, tem dado uma relevância gradativamente maior aos assuntos relacionados à internet e à vivência digital. “Esse livro examina muito bem essas perspectivas”, considera o professor.
A identidade cultural da pós-modernidade – Stuart Hall
Robert enfatiza que é imprescindível tentar compreender a época em que vivemos e o que as conjunturas sociais atuais sugerem. “A obra de Hall examina esses processos, ao passo em que também abre margens para intertextos com Bauman, Oswald de Andrade e afins”.
Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil – Flávia Biroli
“O título mescla Ciência Política à história nacional, confluindo em uma análise pontual sobre a realidade da democracia brasileira e como as desigualdades perpetuam as crises”, conta Robert. É uma excelente leitura para observações em redação ou, até mesmo, para questões da prova.
Cultura brasileira: temas e situações – Alfredo Bosi
Este livro reúne uma série de ensaios e avalia o pensamento sobre a cultura brasileira e a identidade nacional.
O entre-lugar do discurso latino-americano – Silviano Santiago
“Obra seminal no que diz respeito ao que significa nossa produção cultural”, afirma o professor. O livro foi indicado para ajudar no processo de maximizar as potencialidades dos alunos.
Manifesto antropófago – Oswald de Andrade
Breve ensaio de um dos mais importantes pensadores brasileiros. “Voltado também aos processos identitários e culturais no Brasil, o livro abre brecha para ser usado de inúmeras formas pelo estudante”, considera Robert.
Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus
A obra se destacou recentemente nos vestibulares brasileiros. Para além da literatura, pode servir como parâmetro para a análise do que é a vida periférica no Brasil.
Holocausto Brasileiro – Daniela Arbex
Esse livro examina a história do maior manicômio nacional, trazendo luz a períodos esquecidos. “Barbárie e desumanidade enquanto método oficial de ação política são infelizes realidades brasileiras já há muito tempo. Este livro irá contribuir de maneira saudável para os debates de um aluno”, observa.
Boa leitura!