Rotina de estudos em casa é fundamental para bons resultados na escola
Para garantir bom desempenho escolar, pais podem determinar horários para estudar, passear, dormir, praticar atividades físicas e até para usar a internet
Disciplina é um dos segredos para obter resultados em qualquer área da vida, especialmente nos estudos. Alunos disciplinados conseguem estudar mais e melhor, mantendo a qualidade de vida e a convivência social, sempre com equilíbrio. Com o planejamento adequado, é possível ir bem na escola, ter convívio familiar, manter o contato com os amigos e fazer outras atividades.
Segundo Sônia Campelo, coordenadora pedagógica do Alfa Rede de Ensino, os pais devem ajudar no planejamento das atividades e ficar atentos ao cumprimento dos horários estabelecidos, especialmente no Ensino Fundamental. “Nós damos orientações constantes e sistemáticas aos pais em relação à rotina de estudos que deve ser mantida em casa. Nosso lema é: ‘Aula dada é aula estudada’. Tem que fazer tarefa todos os dias”, observa. Outro ponto importante é ter um espaço adequado de estudo, com boa ventilação, iluminação, cadeira confortável e local para colocar os materiais escolares.
No Alfa Rede de Ensino, o aluno e a família recebem orientações para criar um plano de estudos personalizado, de acordo com os horários que precisam ser seguidos. Se o estudante frequenta a escola pela manhã, ele deve estudar em casa na parte da tarde. O cronograma também pode incluir outras atividades. Ao final de cada ciclo, o plano é revisto. “Se não houver melhora no rendimento, nós fazemos a revisão do plano para ver se o aluno seguiu certinho o que foi proposto ou se o cronograma não foi adequado”, esclarece.
A coordenadora ressalta que, ao seguir um cronograma adequado, o percentual de eficácia é de 100%. Ela aponta os benefícios de reservar um horário para estudar diariamente em casa:
– Melhor assimilação do conteúdo;
– Possibilidade de anotar as dúvidas enquanto o assunto está fresco na memória para conversar com o professor assim que possível;
– Disponibilidade de tempo para treinar e reforçar o aprendizado.
Sônia destaca que, para assimilar o conteúdo, é preciso fazer exercícios sobre o que foi estudado e dormir bem. É durante o sono que a memória permanente é consolidada. Por isso, o descanso e o sono de qualidade são essenciais. “É como um computador. Na hora do sono, é como se você estivesse salvando os arquivos. Sem dormir, o ‘computador’, que é o cérebro, não salva as informações”, explica.
Dicas para estabelecer uma rotina de estudos em casa
No início do Ensino Fundamental (do primeiro ao quinto ano), os pais devem orientar a criança a fazer suas tarefas sozinha e determinar os horários para que ela se habitue ao cronograma. Outras atividades consideradas importantes pelos pais podem ser mantidas desde que não prejudique o desempenho escolar. A disciplina que será consolidada nesta etapa fará diferença no futuro, principalmente na época do vestibular. Para começar, cerca de 40 minutos de estudos diários podem ser suficientes, se estendendo ao máximo de uma hora meia.
Já na segunda etapa do Ensino Fundamental o aluno deve ter mais autonomia e responsabilidade para ajustar sua rotina e manter um horário adequado de estudo. A tarefa deve contemplar todas as disciplinas estudadas naquele dia e dar ênfase aos temas considerados mais difíceis. A sugestão é reservar pelo menos duas horas para estudar diariamente.