Capacitação profissional constante é diferencial na educação infantil
Professoras devem estar preparadas para acolher os pais e alunos e promover o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças
A educação infantil é uma fase especial da vida escolar – é o primeiro contato da criança com um mundo totalmente diferente em relação ao que ela estava acostumada. Com inúmeras descobertas pela frente, ela precisa de um guia que transmita segurança e a ajude a se desenvolver. E este é o papel fundamental de um professor. A capacitação profissional é primordial para que o aluno seja motivado de maneira planejada e de acordo com as suas necessidades e habilidades. A coordenadora pedagógica Sônia Campelo, da Rede Alfa, explica que, além da formação em pedagogia, também é necessário ter um bom nível de português e experiência para exercer a função. “Estes são requisitos básicos que exigimos durante a seleção, que é feita de forma centralizada por meio do departamento de gente e gestão. Nós fazemos uma relação de todas as habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o cargo e avaliamos os candidatos de acordo com esses critérios”, observa.
Durante a entrevista, outros quesitos pessoais são avaliados. Na educação infantil, por exemplo, a pessoa tem que ser acolhedora, delicada na forma de falar e meiga. Também é importante ter conhecimento e gostar de artes e música, já que as atividades sempre envolvem pintura, papel, dobradura, decoração, canto e dança. “E tem que ser uma pessoa mais extrovertida, pois vai se fantasiar, contar histórias, vai se expor para os colegas. Na semana da criança vai cantar, dançar, fazer teatro. Ou seja, ela tem que ser protagonista da situação de uma forma mais evidente”, destaca Sônia. E é na hora desse bate-papo com as candidatas que a equipe pedagógica da Rede Alfa irá determinar quais poderão se encaixar no perfil desejado para trabalhar com esta faixa etária.

A pedagoga afirma que a preferência da escola é promover ao cargo de professora quem já está no quadro de funcionários como auxiliar ou estagiária. Quando não é viável, no caso de não haver ninguém preparado ou disponível naquele momento, a seleção é realizada com pessoas de fora. E o acompanhamento não se limita ao processo seletivo, mas ocorre durante o ano todo. As professoras regentes têm uma reunião semanal com a coordenação, geralmente quando a turma está na educação física ou na musicalização. O encontro tem como finalidade abordar o planejamento, verificar a programação que está sendo desenvolvida e dar feedbacks do trabalho realizado. “É feita ainda uma reunião mensal com a coordenação e a direção para avaliar tudo o que aconteceu no mês que passou e o que será feito no próximo. Este encontro mensal pode ser dividido em programação e treinamento, palestra ou curso. Estas capacitações também acontecem independentemente da reunião, pelo menos uma vez ao mês”, ressalta.
A Rede Alfa oferece, por meio da plataforma Eleva, inúmeros cursos de diferentes temas, como primeiros socorros, atendimento, organização de quadro e metodologias. Outro diferencial é que a equipe da Academia Eleva vem presencialmente promover cursos e treinamentos específicos para as professoras pelo menos duas vezes ao ano. “Nossa preocupação com a seleção e a qualificação são constantes. Existem os momentos de feedbacks, nos quais as profissionais são avaliadas segundo os critérios determinados pela central pedagógica, como motivação, conhecimento e planejamento. A coordenação assiste a aula, avalia e envia uma ficha preenchida com análise dos dados e com observações. No primeiro semestre fazemos o alerta dos problemas e dos pontos que não satisfazem nossa expectativa e no segundo verificamos se estas questões foram resolvidas”, acrescenta.
Outra ferramenta que pode ser usada pelas professoras para saber como está seu desempenho em sala é a gravação em vídeo da aula. O conteúdo é avaliado e a profissional recebe uma devolutiva com sugestões dos pontos a serem melhorados. Além de visar o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos, a equipe Alfa se preocupa com o acolhimento da criança e da família. Todos os colaboradores são orientados a atender de maneira personalizada mesmo trabalhando com o coletivo em todos os níveis de ensino. “Os pais querem um olhar específico para o seu filho. O mais importante é mostrar que a criança não é um número, mas um indivíduo com determinada personalidade e que o professor olha para ele mesmo estando no grupo”, finaliza.
Capacitação, treinamento e acompanhamento do desempenho são premissas da equipe da Rede Alfa, assim como a personalidade e comportamento dos professores. Tudo isso para assegurar um ambiente acolhedor e preparado para atender todas as necessidades dos alunos em cada fase do seu aprendizado.