Confira 3 dicas para escolher a escola de ensino médio ideal para seu filho

Pais devem conhecer o projeto político-pedagógico da escola, analisar a qualificação dos professores e verificar se a instituição tem excelência acadêmica

 

Escolher a escola ideal para seu filho é uma tarefa árdua, que exige paciência e muita pesquisa. Quando a etapa é o ensino médio, a decisão é ainda mais difícil, já que esta etapa faz parte da transição entre a fase escolar, a universidade e o mercado de trabalho. É preciso entender as necessidades que devem ser supridas e o que as instituições oferecem para poder analisar quais são as melhores opções.

 

Sérgio Flávio Schmitz, coordenador pedagógico do Alfa Rede de Ensino, considera que a escola deve acompanhar de perto a evolução dos alunos, com estratégias para melhorar a performance nos estudos, estimular o desenvolvimento da inteligência emocional e promover a mobilidade global para que os estudantes tenham conhecimento do mundo e aumentem seu repertório cultural.

 

O coordenador destaca que três pontos são fundamentais ao escolher uma escola de ensino médio:

 

– Projeto político-pedagógico

– Excelência acadêmica

– Qualificação dos professores

 

Projeto político-pedagógico

 

O projeto político-pedagógico apresenta a proposta educacional da escola, com as metas a serem atingidas e as estratégias utilizadas para alcançar estes objetivos. Por meio do projeto também é possível conhecer a identidade da instituição, a linha pedagógica e os sistemas de avaliação. “No ensino médio a preparação para o vestibular e outras provas como o Enem é primordial e deve começar desde o primeiro ano. Por isso, os pais devem analisar qual é o preparo oferecido aos alunos, o índice de aprovação da escola nos principais testes e como é feito o acompanhamento dos estudantes”, ressalta Sérgio.

 

Excelência acadêmica

A excelência acadêmica é outro item extremamente importante. Aqui, os pais devem verificar qual o material didático utilizado, os planos de aula, cursos extras oferecidos, aulas de revisão, conteúdo trabalhados durante o período e como a equipe pedagógica acompanha a evolução do aluno. “No Alfa, por exemplo, a evolução do estudante é analisada constantemente e é feito um plano de estudos personalizado. A partir dos resultados dos simulados e das avaliações é feita a identificação das áreas deficientes e o aluno é encaminhado para reforço com os professores destas disciplinas. Este suporte garante que o aluno consiga superar suas dificuldades e obter bons resultados nos vestibulares”, explica.

A qualidade do material didático é um fator que também contribui para a excelência acadêmica. O conteúdo deve ser atualizado, aprofundado e promover a assimilação dos assuntos associada à resolução de exercícios. “No Alfa, nós trabalhamos no terceiro ano com um livro que possui 10.200 exercícios dos principais vestibulares para realmente preparar os alunos para qualquer prova”, salienta.

 

Qualificação dos professores

 

A qualificação dos professores é fundamental para garantir o aprofundamento dos conteúdos e a qualidade do ensino oferecido. Bons professores devem saber estimular o raciocínio dos alunos e intermediar o conhecimento. “A formação e a experiência profissional fazem a diferença no aprendizado. Os pais devem questionar sobre a qualificação dos professores ao conhecer a escola e analisar se estes profissionais são os mais indicados para preparar seu filho para o vestibular e para a vida”, finaliza o coordenador.


Posts relacionados: