Confira 5 temas que podem cair na redação do ENEM
Meio ambiente, homofobia, direito à cidade, crimes virtuais e cultura são temas que podem ser escolhidos como base para texto dissertativo
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apesar de ser temida por muitos estudantes, é uma parte importante da avaliação e pode contribuir de maneira significativa para aumentar a média da nota do candidato. No ENEM, o texto solicitado deve ser do gênero dissertativo-argumentativo, e sua estrutura deve conter introdução do assunto, desenvolvimento e conclusão.
Robert Thomas Georg Wurmli, professor e coordenador da disciplina de redação do Alfa Rede de Ensino, explica que, além de entender como a redação é estruturada e quais são as competências cobradas pelos avaliadores, os estudantes precisam preparar seu repertório de conhecimento geral. Com uma base sólida de informações, é possível expor o ponto de vista sobre o tema e pontuar os argumentos que o sustentam.
Para Robert, as listas de possíveis temas a serem cobrados no ENEM servem apenas como uma referência. O estudante deve buscar estar sempre atualizado sobre uma grande variedade de assuntos. “O aluno deve continuamente ler e se informar. Não só o material de sala de aula e dos professores, mas revistas, jornais digitais, aplicativos agregadores de notícias, literatura qualquer, assistir a séries e a filmes e buscar informação e conteúdo na vida cotidiana”, aconselha.
De qualquer forma, existem tendências que podem ser observadas. O professor fez uma lista com cinco temáticas que devem ficar no radar dos alunos. Confira:
1 – Homofobia
“Dos clássicos grupos considerados minorias, o único que ainda não apareceu em uma prova de redação do ENEM é justamente o da comunidade LGBTQ+. Somos um dos países ocidentais com maiores índices de violência homofóbica. Por isso, vale o estudo”, afirma Robert.
2 – Cidades: direito à cidade, mobilidade urbana, espaço urbano e gentrificação
A desorganização e o tamanho das metrópoles brasileiras sugerem debates e descentralizações sobre a forma como a vida do cidadão urbano é avaliada. “O tema pode ser destrinchado em diversos rumos distintos. Por isso, uma mente aberta sobre ele é fundamental”, observa.
3 – Internet: crimes virtuais, direito digital, analfabetismo digital
As mídias digitais fazem parte da realidade social brasileira. Temas relacionados à internet devem aparecer com cada vez mais frequência.
4 – Identidade, cultura, acesso aos materiais de cultura
Segundo Robert, o tema do ano passado foi acesso ao cinema, e isso sinaliza algo que há muito ele tem avisado em sala de aula: “Entender problemas nacionais é entender as situações abstratas pelas quais passamos também. Compreender as relações simbólicas, os movimentos e o acesso às culturas nacionais, sejam quais forem, auxilia na hora de escrever uma redação”.
5 – Meio ambiente
O meio ambiente tem sido exposto constantemente na mídia brasileira, seja por causa de tragédias ou crimes. “Faz tempo que o ENEM não lida com isso em redação, o que justifica o porquê de o aluno poder esperar algo sobre esse assunto para 2020”, enfatiza Robert.
Para finalizar, o professor de redação pontua a necessidade de treinar a escrita constantemente para melhorar o desempenho a longo prazo. “O vestibulando precisa colocar em mente a noção de constância quanto à escrita. Não adianta escrever apenas algumas redações durante o ano e achar que fez a sua parte”, acrescenta.