Dia Mundial da Água é oportunidade para ensinar as crianças a como cuidar do planeta
Educação ambiental deve fazer parte do planejamento escolar desde os anos iniciais para formar cidadãos comprometidos com a preservação da natureza
Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água para promover a conscientização sobre a importância de preservar este recurso natural que é finito e primordial para a sobrevivência de todos os seres da terra. Criado em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, passou a ser comemorado no ano seguinte.
O Dia Mundial da Água também é útil para inserir e reforçar a educação ambiental na escola. As crianças precisam entender a necessidade e a urgência de cuidar do meio ambiente e do planeta como um todo – e as aulas são uma ótima oportunidade para os professores colocarem o assunto em pauta e criarem diferentes atividades para promover este aprendizado.
Segundo Sônia Campelo, coordenadora pedagógica do Alfa Rede de Ensino, o ensino na educação infantil é baseado em três pilares:
– Aprender a aprender: ensinar o aluno a buscar a informação.
– Inteligência emocional: desenvolver habilidades para a convivência social e entender como a sociedade e o mundo funcionam.
– Mobilidade global: formar um cidadão responsável, respeitoso e consciente, capaz de transitar em qualquer cultura.
Estes pilares conduzem o trabalho realizado no Alfa com as crianças. A partir deles são desenvolvidos projetos especificamente ligados a meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental.
A coordenadora cita alguns dos principais projetos realizados na educação infantil:
– Plantando o que vou comer: as crianças participam ativamente dos cuidados com a horta da escola.
– Atividades culinárias em inglês e português: ressaltam os cuidados com o alimento, sua origem, como foi plantado, o solo mais adequado para ele e como lavá-lo e utilizá-lo.
– Reciclagem: auxílio a entidades e associações por meio do recolhimento de materiais que podem ser reciclados. Na disciplina de artes, os alunos fabricam objetos com material reciclável e é feita uma exposição de tudo o que foi construído.
– Meu mundo: projeto que estuda o meio ambiente de acordo com cada nível e segmento. Diferentes temas são trabalhados por meio de pesquisa. No Dia Mundial da Água, por exemplo, as crianças buscam informações sobre os diferentes tipos de água, como a que pode ser bebida, as fontes existentes e o significado da água para a vida e o planeta.
Além dos projetos específicos, os alunos são incentivados a ter comportamentos relacionados aos cuidados com o meio ambiente. Um representante de classe é escolhido e fica responsável por verificar se o ar condicionado ficou ligado ou se a luz foi desligada, por exemplo.
A escola também possui lixeiras separadas para cada tipo de lixo e incentiva a doação de uniformes e livros que podem ser reutilizados. “Todas essas ações em conjunto são essenciais para a educação ambiental. Essa conscientização deve ser trabalhada com os pequenos para que eles entendam a sua responsabilidade como cidadãos”, finaliza Sônia.