Planeje seus estudos para o vestibular desde o início do ano
Participar de todas as aulas, rever o conteúdo dado em sala no mesmo dia e resolver questões de vestibulares anteriores estão entre as principais dicas para ser aprovado
Quando o terceiro ano chega, o foco é o vestibular. Para não perder tempo, o ideal é se planejar desde o início do ano. De acordo com João Ademar Rodrigues, diretor do Alfa Rede de Ensino, independentemente do curso que o aluno deseja cursar, ele deve estudar todas as disciplinas da mesma maneira.
“A prova do vestibular não é apenas de uma ou outra disciplina. O estudante tem que ser bom em tudo e estudar todas as matérias. Não adianta dar ênfase só à matemática, por exemplo, e deixar o resto de lado, pois o número de questões cobradas de outros temas será o mesmo”, explica.
O especialista pontua que o Alfa propõe um plano de estudos para os alunos de acordo com as aulas que ele teve no dia. Se foram seis aulas pela manhã, de tarde o estudante deve rever todas essas matérias. “Ele vai definir o tempo conforme a quantidade de temas estudados no dia. Além de reforçar o aprendizado, possibilita o esclarecimento de dúvidas e a revisão do conteúdo”, destaca.
A instituição também trabalha com protocolos desenvolvidos a partir da experiência positiva de alunos que já foram aprovados no vestibular. “Se alguém passa em duas, três, quatro universidades, nós criamos um protocolo de acordo com o que esta pessoa seguiu durante o ano e, levando em consideração a individualidade de cada aluno, elaboramos o planejamento. Ao seguir o protocolo à risca durante o ano todo, as chances de ser aprovado aumentam muito”, afirma.
Entre as principais dicas dadas por João Ademar para planejar os estudos desde o início do ano estão:
– Definir o vestibular como a prioridade do ano;
– Abrir mão de atividades que poderão ser realizadas em outro momento, após o período do vestibular;
– Assistir a todas as aulas;
– Participar das revisões;
– Fazer os simulados e comparar seus resultados com as notas de quem foi aprovado no vestibular passado. Essa análise ajuda a identificar os pontos que precisam melhorar;
– Rever todos os conteúdos dados em sala no mesmo dia;
– Resolver questões de vestibulares anteriores da universidade desejada para conhecer o estilo de prova e como os assuntos são cobrados;
– Manter uma alimentação equilibrada;
– Dormir o tempo necessário, entre sete e oito horas por dia, para ter um descanso de qualidade;
– Praticar atividades físicas.
“O segredo é a disciplina e a rotina correta. O aluno precisa assistir às aulas e ter um tempo para estudar o conteúdo que foi passado depois. Não adianta assistir à aula o dia todo, pois isso prejudica o horário de estudo. Quando o aluno assiste, ele é passivo. Quando está estudando, ele é ativo. É nessa hora que ele aprende, quando está fazendo. Por isso considero esse tempo de estudo individual fundamental para quem quer ser aprovado no vestibular”, acrescenta como orientação final aos alunos.