Saiba como voltar à rotina escolar depois das férias
O ideal é retomar os horários aos poucos para que as crianças se adaptem com mais facilidade às mudanças
Dormir até tarde, brincar sem hora para parar, fazer as refeições mais cedo ou mais tarde conforme as atividades do dia. O período de férias é mais leve, flexível e cheio de diversão para as crianças, mas, como tudo na vida, tem data para acabar. Antes de voltar à rotina escolar, os pais podem dar uma mãozinha para que os pequenos sofram menos para se adaptar às mudanças nos horários e se acostumar com os compromissos novamente.
A coordenadora pedagógica do Alfa Rede de Ensino, Sônia Campelo, afirma que é importante que a família comece a retomar a rotina alguns dias antes de começar as aulas. Os pais podem seguir algumas dicas como:
– Estabelecer horários próximos aos que serão seguidos ao ir para a escola e definir as regras do dia a dia;
– Voltar a fazer as refeições nos horários habituais;
– Se a criança gostar de dormir até mais tarde, antecipar aos poucos o momento de acordar. Combinar a hora de dormir e de acordar é uma boa saída;
– Incluir seu filho na compra e organização do material escolar e do uniforme;
– Sempre falar com entusiasmo e alegria quando o assunto for estudos e escola. Mostrar como estudar também pode ser divertido e interessante. Os pais são os maiores incentivadores dos filhos;
– Ressaltar como é bom ter amigos na escola e como os professores são importantes na vida das pessoas;
– Ensinar a criança a conciliar os estudos com o lazer. Assim, o término das férias não será um momento de tristeza ou lamentos.
Sônia explica que fazer estas mudanças de maneira abrupta dificulta a adaptação, pois o filho está totalmente fora dos horários e não irá se acostumar de um dia para o outro. “Tudo vai depender da rotina normal da casa, do perfil da criança e da família. Tem gente que acorda naturalmente mais cedo, enquanto outros são mais dorminhocos. A criança que já dá mais trabalho para acordar no dia a dia irá precisar de mais tempo para se adaptar”, ressalta.
A pedagoga observa, contudo, que não é necessário se antecipar demais. Os pais podem deixar os filhos aproveitarem ao máximo as férias e retomar os horários faltando poucos dias para as aulas. “Somente o fato de comprar material escolar e uniforme já traz a ideia da volta à escola, e a criança já vai trabalhando isso na sua mente, relembrando a rotina e diminuindo as chances de ser um momento estressante”, observa.
O ideal é deixar essa percepção acontecer naturalmente. Desta forma, afasta-se a possibilidade de gerar ansiedade e tensão. “Não precisa trazer o assunto no momento em que a criança está brincando, por exemplo. A conversa deve surgir quando houver oportunidade, como nas compras escolares”, orienta.
Você já colocou em prática algumas destas dicas? Se ainda não, aproveite o fim destas férias para voltar à rotina de maneira mais tranquila com toda a família.